Nesse último final de semana aconteceu o Exame Nacional do Ensino Médio, e eu fiz. Queria saber como seria, pois houve uma mudança nesse ENEM.

Achei muito cansativo, os enunciados estão enormes, e muitos desnecessários.

Sinceramente, é complicado avaliar alunos do Ensino Médio de escola pública a partir desse ENEM. Não estava difícil, mas, com certeza para eles que não estão acostumados a leitura, com pouco estímulo a estudarem, foi de médio a difícil.  Eu conheço muitos jovens dessa faixa etária e sei que eles têm dificuldade.

Em química, a maioria das questões foram sobre química ambiental, e não tinha muita física, embora, houve uma questão que era probabilidade (deveria ser  matemática, no 2º dia). A maioria das respostas estavam no próprio enunciado.

Na parte de Humanas (História e Geografia) era completamente interpretativo, e encontrei alguns erros.

Eu sou o tipo de pessoa que tenho que ler e reler, estou acostumada a ler muitos livros, textos enorme para faculdade, e fui a última a sair da sala, quer dizer, uma das últimas três Ana Paula´s (Minha sala só tinha Ana Paula).

No segundo dia, achei tranquilo a parte de linguagens, até porque faço jornalismo e pra mim foi bem tranquilo, porém os textos eram gigantes. Faltou sobre escola literárias e/ou alguma obra. Matemática detesto, mas, deu para se virar, embora, teve uma hora, que estava cansada, e vou ser sincera, parei de ler e marquei qualquer uma, queria embora.

Já estava cansada!

A redação teve um tema atual – ética na sociedade-, que achei bem legal de fazer.

Agora, não posso deixar de falar o que aconteceu no primeiro dia, muitos que não conseguiram entrar, ficaram gritando e atrapalhando. Segundo algumas entrevistas, candidatos afirmaram ter o endereço errado, e até agora, segundo o G1, o Ministério da Educação não se pronunciou. No meu caso, no questionário sócio-econômico estava marcado a prova na Vila Mariana, porém, uma semana antes da prova, chegou a alteração de endereço para Santo Amaro. Pode ter sido isso que aconteceu com outros.

E em relação a engarrafamento, a pessoa tem que prever sair da sua casa com antecedência, dependendo do local 3 horas antes, para no mínimo chegar 1 hora antes do início da prova.

Sinto muito por aqueles que perderam, e boa sorte para os que querem entrar na universidade e dependem da nota do ENEM!!!

